Coordenação do Projeto

Profª Drª Giane da Silva Vargas

Professora Adjunta da Universidade Federal do Pampa, Jaguarão/RS e do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio, FABICO, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Idealizadora e membra do Coletivo Atinúke e do Grupo de Estudos AFROnteiras Negras Unipampa. Coordenadora do NEABI Mocinha e do Projeto de Pesquisa “Clubes Sociais Negros do Brasil-Uruguai: mapeamento, memória, patrimonialização e Educação das Relações Étnico-Raciais. Sócia Honorária do Clube 24 de Agosto.

Prof. Me. Eráclito Pereira
Museólogo, Mestre em Patrimônio Cultural, Griô Aprendiz, Doutorando em Educação (PPGEdu/UFRGS), Professor do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Vice-coordenador da Regional Sul do CONNEABS/ABPN. Coordenador Adjunto do Projeto de Pesquisa “Clubes Sociais Negros do Brasil e Uruguai: mapeamento, memória, patrimonialização e educação das relações étnico-raciais”.

Pesquisadores/as integrantes

Andressa Luiza Alves

Função??

Ariane Andrade

Função??

Caroline Coutinho Belchior

Função??

Cátia Cilene Morais Dutra

Função??

error: Conteúdo protegido!!

Andressa Luiza Alves

26 anos, natural de Brasília. Estudante de Licenciatura em História (UNIPAMPA). Integrante do NEABI – Mocinha, integrante e pesquisadora do Projeto de Pesquisa Clubes Sociais Negros do Brasil: mapeamento, memória, patrimonializaçao e Educação das Relações Étnico-Raciais, participante do Grupo de estudo AFROnteiras Negras da UNIPAMPA e bolsista di PIBID História Unipampa.

Ariane Andrade

Natural de Nova Iguaçu/RJ. Graduanda lincenciatura história pela a Universidade Federal do Pampa – Campus: Jaguarão/RS. Bolsista do Programa Institucional de Iniciação à Docência – PIBID história (2020-2022). Pesquisadora e bolsista no projeto de pesquisa Clubes Sociais Negros – Articulação: Sul – Sul. Integrantes do Núcleo de Estudo Neabi Mocinha – Campus: Jaguarão/RS, AFROnteiras Negras Unipampa, Clubes Sociais Negros Brasil e Uruguai e do Projeto de formação de Educação para às Relações Étnico-raciais – ERER.

Caroline Coutinho Belchior

Mulher negra, mãe do Pedro e filha da Rosani e do Dilson. Mestranda, graduada em Pedagogia, especialista em Educação Inclusiva e professora da Educação básica, anos iniciais, venho me descobrindo e estabelecendo relações que estão me propondo identificar-me mais ainda com minha “negritude”. Desde o ingresso no mestrado (UNIPAMPA – out/2020), venho fortalecendo-me através de verdadeiros espaços de aquilombamentos entre pessoas que muito enriquecem minhas práticas de resistência e existência negra. Dentro do Grupo de Estudo e Pesquisa dos Clubes Sociais Negros construo junto à minha formação acadêmica, novos direcionamentos na visão de combate ao racismo e promoção da educação para as relações étnico raciais também dentro da Educação Básica, local onde atuo e vislumbro um protagonismo negro positivo de visibilidade e possibilidades de cultura, lazer e educação.

Cátia Cilene Morais Dutra

Mulher, negra, mãe e avó, professora com graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário da Região da Campanha (URCAMP), Especialização em Psicopedagogia pela UFSM, acadêmica no Curso de Geografia na Unipampa e Mestranda em Patrimônio Cultural pela UFSM, está como presidente do Clube Recreativo Harmonia ,no Conselho Municipal de Política Cultural representa o segmento Afro e ocupa interinamente a presidência, ativista no Movimento Negro, atualmente ocupa o cargo de Coordenadora Municipal de Promoção da Igualdade Racial em Caçapava do Sul , produtora cultural, integra como diretora de Projetos o Grupo de Dança e Cultura Afro- brasileira Clara Nunes.